quarta-feira, 14 de julho de 2010

Falando de Transportes - 2



A cada ano, o número de usuários de transporte público em Porto Alegre diminui 2%.
Cada vez mais aumenta o número de veículos de passeio. O número de carros e motos só tende a aumentar.
Os profissionais e professores apelidam isso carinhosamente de espiral da morte :)




Claro, porque de umas décadas pra cá as coisas tenderam a andar num ritmo exponencial, pra tudo. Antes fosse "logarítmicamente"...









E o trem... claro, o trem. Nunca vai sair. Esse meu palpite funciona frouxo por uns 10 anos. Quem sabe daí depois disso, apostem em iniciativas mais palpáveis.
Vamos começar analisando há quanto tempo se fala em extensão do trem em Porto Alegre, linha 2...
Uma paulada de tempo. Isso. Ah, em No Hamburgo já está chegando. Em 2009 estimava-se concluída no segundo semestre de 2010. Agora em junho já é anunciado 50% concluído. Já é alguma coisa.


Agora... a linha 2. Em 2009 tinha notícia dizendo que era previsto início das obras neste ano. Tão loco. Precisava-se confirmar Porto Alegre como uma das sedes para busca de investimentos. 3 bilhões. Isso é muito difícil. O pessoal que entende mesmo do assunto (e de como Poa funciona) já diz que o trem pra essa Copa de 2014 não é viável. Quem sabe depois. Mas pra começar daqui a pouco as obras? Que vão ser que nem uma cirurgia sem anestesia no tórax da cidade? 


Ah claro.


(pelos links nas palavras acima podem notar a defasagem na data de suas publicações e suas notícias. Em 2007 dizia-se certo de início da obras, seja qual for o ano. Em 2009 diziam que era possível. 2009 também era dito que não tinha como pois o Estado já está no limite do endividamento).

A cidade precisa melhorar a infra-estrutura - eu nem precisava dizer isso, claro - e estão a caminho vários projetos, como melhorar a situação da Salgado Filho. Já deviam ter feito isso há décadas. Sério. 
E tem também os Portais da Cidade, que deve melhorar muito parte da questão de mobilidade, e muito mais acessível.

Existem diversos métodos para viabilização de obras. Eu mencionei o trem antes pra tornar mais "concreto" o assunto. 
Dentre os tais métodos, o que está sendo mais recorrente são as "parceria público-privada" sss, onde é feito um acordo entre governo e empresas, cria-se um fundo garantidor (claro, pra garantir que as empresas recebam fundos para avanço das obras), e defini-se subsídios, estima-se o retorno dos investimentos, etc.
Exemplo: Conversando com meu patrão, ele contou que quando trabalhou no Japão na época foi construída uma estação de trem. Mais ou menos deste jeito -
Feito o projeto, e a parceria com diversas empresas (10, sei lá, um monte), no espaço onde seria inserida a estação, no projeto foi previsto uma área de 1 km de extensão (em torno disso. muito grande) na qual seria para empreendimentos comerciais. Isso é uma forma de ajudar na valorização do espaço, sem contar a própria estação depois de pronta. E uma vez pronta, após um período funcionando a partir de subsídios, as empresas poderiam rege-la, mantê-la, etc etc etc e tal.
Tu vê algo assim acontecendo por aqui?

Será que iniciativas assim são tão impossíveis?


outra hora eu prometo fazer um post mais técnico.


Links:
http://www.jornalja.com.br/2009/03/20/trensurb-promete-metro-funcionando-em-2013/
http://portoimagem.wordpress.com/2010/03/30/linha-2-do-metro-de-porto-alegre-segundo-polibio-braga-e-farsa/
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=271262
http://www.skyscraperlife.com/infra-estrutura-e-transporte/14454-porto-alegre-rs-linha-2-do-metro.html
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1642209.xml


E feliz dia da Bastilha  xD eu nem sabia que se comemorava. Bastilha.

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