quarta-feira, 17 de março de 2010

Falando de Transportes - 1

É, eu estava morrendo de vontade de aproveitar o blog e falar um pouco dessa área que estou aos poucos me especializando na faculdade.

olha aí o T11 nosso bonitinho


E antes de mais qualquer outra introdução, vou dizer uma das definições de transporte (seja público, privado, urbano, férreo...):
Transporte é uma etapa de um processo, em que o ideal seria essa etapa ser a mais curta.
Ou seja, o melhor seria se não tivesse transporte.

Parece bobagem, mas essa dá para se dizer que é a máxima disso. É um mal necessário, "dramalhizando" um pouco. Pois ninguém gosta de andar de ônibus (salvo excêntricos salvo exceções), o legal era que pudéssemos usar teletransporte, etc. O fato de ser uma coisa ruim é o que dita a maneira como definimos o "valor do tempo".

Quanto vale o seu tempo?
Deixando de lado as questões filosóficas e os textos bonitos que você encontrar no google, vamos ser realistas e objetivos.

"O estudo de Becker (1965) e outros que se sucederam
com algumas variações, como os de Johnson
(1966) e Oort (1969), tinham sua base teórica dada
pelos modelos da microeconomia e no conceito da
maximização da utilidade individual, segundo o qual
cada indivíduo buscaria maximizar sua satisfação equilibrando
o total de bens (ou dinheiro) disponíveis e
o tempo destinado ao lazer, como mostrado na formulação:

U = max(G, L)
em que,
U: utilidade ou satisfação individual;
G: total de bens ou dinheiro disponível;
L: tempo de lazer disponível."

traduzindo, definimos o valor agregado ao tempo,  a partir da nossa satisfação, e quanto menor nosso tempo de lazer, mais caro seria o nosso tempo. Mais dispostos a pagar um bom preço por uma viagem mais curta.
Dá pra aplicar essa fórmula "bruta" em vários casos. Claro que isso é mais interessante para os engenheiros de tráfego, entretanto serve pra dar uma introduzida (ui) no que vou ir comentando.

Daí tu diz 
"a troco de que tu ta dizendo isso tudo Viko?"
Oras pois, eu lhe digo.

Daqui uns anos, Porto Alegre vai começar a chegar em níveis de demanda altíssimos pra capacidade das ruas.
A quantidade de carros tende a aumentar com o tempo. E também a poluição. E blá blá blá etc e tal.

Daí vem aquela palavrinha xarope que todo mundo ouve neh? "Conscientização".
É aquela sabe, que todo mundo diz, mas ninguém "usa".

Bom, Daqui por diante devo me centrar mais em Porto Alegre conforme vou falando disso. Por que Poa? Pois é uma das cidades do país que serve de exemplo em transporte público.
Vai, faz cara feia "o queeee? exemplo??? imagina se fosse precária!" Mas é sim, é uma das únicas cidade onde o Transporte Público é auto-suficiente (Não recebe subsídios do governo). E se estou errado que caia um raio na ÚRGUIS. 
Mas também vou me basear nela pois moro na região metropolitana. Em Canoas. Sabe, aquela rua depois de poa. (perdi a conta de quantas vezes já ouvi essa.  E olha que Canoas fisicamente é maior que Porto hein!)
E sei lá eu quantos capítulos isso vai ter. uns 20. Isso.
Até o próximo post.

("Blog agora com posts informativos? poxa" Aham, culpem o Beakman..) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário